Bem-vindo à Borboleta Azul Produções Artísticas, onde arte e cultura se fundem em uma jornada de expressão e transformação. Nossa missão é inspirar, conectar e empoderar comunidades por meio da criação artística, promovendo a diversidade, a inclusão e o diálogo intercultural.
Com uma visão de um mundo onde a arte é reconhecida como uma força poderosa para a mudança positiva, buscamos criar experiências que transcendam fronteiras e inspirem o pensamento criativo.
Desde nossa fundação, a Borboleta Azul tem sido uma plataforma dedicada à promoção da arte e da cultura em todas as suas formas.
Surgimos do desejo de proporcionar um espaço inclusivo e acessível para artistas de todas as origens darem vida às suas visões e compartilharem suas histórias com o mundo.
Ao longo dos anos, cultivamos uma comunidade vibrante de criativos indígenas, amazonenses e brasileiros colaboradores e apoiadores pela Amazônia viva, unidos pelo compromisso com a excelência artística e o impacto social positivo.
Nossa jornada é marcada por uma dedicação inabalável à promoção da diversidade cultural, à preservação do patrimônio artístico e ao fortalecimento das comunidades por meio da arte.
Acreditamos que cada obra de arte é uma oportunidade de conexão humana e reflexão profunda, e é essa convicção que impulsiona cada projeto que realizamos.
Junte-se a nós nesta jornada emocionante de descoberta, criatividade e celebração da alma humana. Seja bem-vindo à Borboleta Azul Filmes.
Nossa história:
– Produtora Amazônica de Artes Integradas, especializada em audiovisual, artes cênicas, projetos socioculturais, música, exposição e literatura. Fundada em 2018, através do Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Borboleta Azul, a empresa se formalizou em 2021 com quatro sócios, mas já havia acumulado um mix de obras realizadas.


Onde estamos:
– Sediada em Novo Airão-AM. A Borboleta Azul filmes tem em seu portfólio abrangência para as artes integradas, e tem como missão o desenvolvimento de ações sociais e culturais: forte pilar da produtora que criou um departamento sócio cultural apenas para receber as urgências do interior do Amazonas, colecionando obras no cinema, instalações e projetos de formação artístico e cultural. ações que prezam pela originalidade e brasilidade no conceito. Desde o argumento, à sala de roteiro, até o set de filmagens são dotados de pesquisas referenciais. Produtora registrada na Ancine, a Borboleta Azul Filmes tem como razão social Borboleta Azul Produções Artísticas, é muito além de uma produtora cinematográfica, mas um centro cultural ativo com a participação das comunidades de Novo Airão.
O marco inicial
A Borboleta Azul Filmes alçou voo em 2018 com a fundação do laboratório de desenvolvimento de projetos. Esse marco singular foi definido pelo compromisso inabalável com o acesso gratuito e a inclusão social, refletindo-se em medidas de acessibilidade atitudinais que transcendem barreiras e abrem portas para todos os artistas. Nossa missão é criar um ambiente onde cada voz seja ouvida, cada visão seja valorizada e cada sonho seja realizado, construindo juntos um mundo onde a arte seja verdadeiramente para todos.

O que fazemos:
PRODUTORA DE FILMES
PRODUTORA CULTURAL
DEPTO. SOCIAL
DEPTO. DE ARTE
EMPREENDEDORISMO
SUSTENTABILIDADE
CAUSAS SOCIAIS

“um local democrático aberto para todes que queiram desenvolver suas ideias…”
– Eric Max CEO e fundador

Por+ de 500 hectares de Amazônia em pé
– No departamento sócio cultural, nasceu a organização livre Cura Amazônica, um coletivo livre que tem como foco a proteção de mais 500 hectares de floresta em Novo Airão, e a inclusão indígena, feminina e Lgbtqiapn+.
Cine Ancestralidade
– Em 2021, a Borboleta Azul lançou o projeto “Corpo, Voz e Afeto de Novo Airão”, um laboratório de artes cênicas, audiovisual e ancestralidade amazônica, formando 30 atores sociais.
No mesmo ano, produziu o média-metragem “Kura Amazônica”, envolvendo 70 artistas locais. Em 2022, marcou história com o longa-metragem “Airão”, o primeiro filme a retratar, de forma ficcional, a cidade de Novo Airão e sua mítica contraparte, Velho Airão.


Pelas manifestações culturais da juventude
–Em 2023 produziu o Laboratório performático Cura Amazônica e o 1° Baile de Carnaval da Floresta Lou Cura Amazônica 2023, na Comunidade São Domingos.
AIRÃO
Um jovem viaja nas profundezas do Rio Negro após ser encantado por uma misteriosa indígena e acordar dentro de uma cobra canoa. O encontro com seu pai, que morreu há anos atrás, o faz refletir sobre o verdadeiro sentido de ancestralidade.
Descubra quem somos
Participe da nossa newsletter preenchendo o formulário
Envie seu projeto e solicite um orçamento, vamos criar seu filme;

Eric Max
Eric Max, um artista brasileiro de Novo Airão, Amazonas, é CEO e diretor executivo da Borboleta Azul. Como não binário, se dedica à administração e às prioridades da empresa, enquanto contribui criativamente em todas as áreas artísticas.

Chris Gonnet
Christian Gonnet é um produtor, diretor executivo, gemólogo e colecionador de arte franco-brasileiro. Ele lidera projetos LGBTIQIAPN+ e atua como sócio executivo da Borboleta Azul Filmes, tendo produzido o filme “Kura Amazônica” em 2021. Além disso, é co-fundador da organização Cura Amazônica.

Regiane Pereira
Regiane Pereira é atriz e defensora da causa lésbica e negra no Amazonas. Regiane se formou em teatro na Braapa em São Paulo, cinema e TV na Escola Wolf Maya e na Oficina de Atores no Rio de Janeiro. Atualmente, administra o laboratório de projetos e o setor financeiro na Borboleta Azul Filmes.

Ério Expedito
Rogério Expedito da Costa é ator e diretor de produção.
Com uma ampla experiência vinda de sua formação em teatro, como diretor de produção, ele desempenha um papel fundamental nos sets de filmagem e na pré-produção na Borboleta Azul Filmes.

