Acontece neste sábado o Evento Cultural de Moda que lança a Coleção “Muiraquitã 2025” pelo estilista indígena manauara Wanglêys Manaó.

No sábado, dia 23 de novembro, a Borboleta Azul Produções chega ao Rio de Janeiro e contribui com a produção, a convite da marca WANWAN, para o desfile de lançamento da coleção de Verão Muiraquitã 2025, que será realizado na Casa Tucum. Este evento representa uma verdadeira celebração da moda contra-colonial e da riqueza cultural indígena brasileira.
Wanglêys Manaó, estilista indígena manauara que reside no Rio de Janeiro há seis anos, traz ao evento uma coleção que é fruto de sua experiência acumulada desde 2014, quando começou sua trajetória no universo da moda.

Com especialização em Modelagem de Alfaiataria Industrial pelo SENAI CETIQT, Wanglêys já coleciona prêmios, como o reconhecimento do CBTIJ 2023, pelo figurino da peça teatral “Karaíba”. Ele também assina figurinos para espetáculos, séries e videoclipes, consolidando-se como um nome de destaque no cenário artístico.
Wanglêys Manaó é o coordenador de figurino do Grupo Florestal de Teatro Indígena Pluriétnico, um coletivo artístico fundado recentemente, em 7 de novembro de 2024, que busca destacar a riqueza e diversidade das expressões culturais indígenas.
O grupo conta com a dramaturgia assinada por José Ribamar Mitoso, renomado escritor e professor doutor, enquanto nomes como Eric Max e Giu Maué integram o elenco, trazendo sua experiência e talento para a cena. Sob a direção criativa e colaborativa de Wanglêys, o figurino assume papel central na narrativa, reforçando as raízes culturais e a identidade pluriétnica do grupo.
LANÇAMENTO DA COLEÇÃO “MUIRAQUITÔ
Em setembro de 2024, Wanglêys Manaó lançou oficialmente sua marca WANWAN, com a coleção “Muiraquitã” em sua terra natal, Manaus, no Amazonas. Inspirada na moda agênero, as peças combinam elementos da cultura indígena com influências urbanas, resultando em uma estética única, que ressignifica o conceito de moda contemporânea no Brasil.
- Características da coleção:
- Pinturas manuais autorais.
- Elementos inclusivos e agênero.
- Estilo urbano e sustentável.
O desfile da coleção primavera-verão acontecerá às 16h20 e promete ser um marco no cenário da moda, celebrando a pluralidade e autenticidade indígena no design brasileiro.
PERFORMANCE “FLORESTAL” ABRE O EVENTO
O evento será aberto às 16h com a performance ritualística indígena “Florestal”, texto por José Ribamar Mitoso, dramaturgo, escritor e professor doutor em movimentos artísticos-culturais. Essa manifestação artística pluriétnica contará é protagonizada pelos atores:
- Eric Max: ator amazonense, conhecido por sua atuação em novelas da TV Globo, como “Amor de Mãe”, “Renascer” e na série “Jungle Pilots”.
- Giu Maué: ator, dançarino e arte-educador, ganhou reconhecimento por sua participação na 3ª temporada da série Arcanjo Renegado (Globo Play).

UMA EXPERIÊNCIA CULTURAL E ARTÍSTICA ÚNICA
Mais do que um desfile, este evento promete oferecer uma experiência imersiva, unindo moda, arte e cultura indígena de forma autêntica e inovadora. A Casa Tucum será o palco para esta celebração que reforça a importância da diversidade e do diálogo cultural no Brasil.

Convite
Não perca esta oportunidade única de vivenciar uma verdadeira imersão cultural e de moda.
- Data: Sábado, 23 de novembro.
- Local: Casa Tucum: Rua do Rosário, 30, no Centro do Rio de Janeiro
- Horário: 16h (início da performance “Florestal”) / 16h20 (desfile da coleção “Muiraquitã”).
Deixe um comentário